Vender sua Empresa?

Avaliação de Empresas

Avaliação de Empresas

O cálculo do valor de uma empresa é um processo complexo que combina análise estratégica com modernas teorias financeiras. É uma ferramenta essencial para decisões estratégicas que agreguem valor á empresa e para processos de fusão, incorporação, venda ou procura de sócio.

Ajudamos os sócios/acionistas e os administradores das empresas a determinarem os valores de suas operações e avaliarem oportunidades relacionadas a transações típicas do mercado, tais como aquisições, vendas ou fusões de empresas, tendo como objetivo auxiliá-los a maximizarem o resultado de suas negociações.

Todos os dados e questões serão tratados com sigilo absoluto, garantido em contrato.

Quando sua empresa precisa de nossos serviços de Avaliação?

  • Compra e venda de empresas;
  • Suporte a negociação de empresas;
  • Avaliação de intangível/goodwill: marcas, patentes, clientes, tecnologia, direitos autorais etc;
  • Formação de joint-venture.

Metodologias

  • Fluxo de caixa descontado (metodologia de elaboração do FCD);
  • Avaliação por múltiplos de mercado e múltiplos de transação comparáveis (EV/EBITDA, P/L etc.);
  • Preço médio ponderado de cotação das ações;
  • Valor do patrimônio líquido por ação da companhia;
  • Avaliação do intangível/goodwill (método do Royalty Relief); sua marca, expertise, local, tecnologia, pessoas, patente etc.

Notas:


A avaliação apresentará o critério, dentre os constantes do laudo, que for considerado pelo avaliador como o mais adequado na definição do preço justo ou intervalo de valor; e na hipótese de a avaliação em uma faixa de valores mínimo e máximo, a justificativa para tal intervalo, que não poderá ultrapassar 10%, tendo como base o maior valor.

Sobre Avaliação de Ativos intangíveis: De acordo com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)-04 – Ativo Intangível:
Ativos segregados do ágio (goodwill) quando, dentre outros fatores, podem ser transferidos, vendidos ou licenciados, e quando os benefícios econômicos futuros podem ser reconhecidos e estimados de forma confiável.
O método do royalty relief envolve uma estimativa de vendas futuras prováveis e a aplicação de uma taxa de royalty apropriada para se chegar ao lucro atribuível aos royalties da marca nos anos futuros. O Royalty relief é um método de avaliação usado para avaliar o valor do trademark baseado nos lucros futuros que possam ser atribuídos a estes trademarks. Usado para definir a taxa de royalty em casos de licenciamentos ou mesmo transferências de ativos entre empresas.
Ele é baseado na premissa teórica de que uma empresa em operação não possui uma marca e precisa licenciá-la de um proprietário de uma marca que não tem uma empresa em operação. Se uma marca for licenciada de um terceiro, uma taxa de royalty será paga a ele em função do privilégio de usá-la.